Preparação
- Estudar o evento:
- Entre em sites, solicite informações da organização do evento.
- Informe-se quanto aos participantes.
- Prepare as questões.
- Divida tarefas.
Durante
O Evento
- Chegar com 1 hora de antecedência.
- Dividir as equipes e orientar quanto à conduta no evento.
- Para eventos com longa duração, marcar retorno no ponto de encontro de ½ em ½ hora
- Nunca comece a entrevistar alguém sem pedir permissão a ela. Peça licença, informe de onde é, faça o pedido ao entrevistado citando o conteúdo da entrevista e onde será veiculada. Informe de maneira objetiva. Seja educado. Bons modos fazem parte da conduta de um bom comunicador.
- Evite tietagem. Peça com educação, mas lembre-se que o seu papel prioritário é colher informações importantes dos entrevistados.
- Antes de iniciar a entrevista, procure se preparar o máximo possível quanto ao assunto e procure saber um pouco sobre o entrevistado.
- Leia as questões da entrevista várias vezes para não gaguejar no momento em que estiver gravando.
- No final da entrevista, peça algum contato do entrevistado.
- Agradeça sempre, ao final de cada entrevista.
- Nunca ande sem a identificação oferecida pela coordenação do evento.
- Não fique andando de um lugar para outro nos espaços do evento e nunca fique sozinho.
- Não troque seu e-mail com qualquer adulto desconhecido ao não ser que esteja acompanhado de um adulto.
- Cuide bem dos equipamentos que estão em seu poder, evite deixá-los longe de seus olhos. Não empreste, a não ser que você conheça a pessoa.
- Não atrase os horários estabelecidos no ponto de encontro, principalmente no horário do lanche e de saída do evento.
- Não entre em locais onde é proibida a entrada.
- Tenha sempre em mente o nome do professor acompanhante, do coordenador da cobertura e o local do ponto de encontro.
- Não grave ou tire fotos sem a prévia autorização.
- Deixe o celular em Vibra-Call quando estiver realizando uma entrevista.
- Cada equipe deve permanecer no local determinado; nunca todas juntas.
Necessidades
Legais
- Autorização dos pais
- Autorização de imagem e som
Recursos
- Gravadores de reportagem
- Computador
- Identificação
Infra-
estrutura para cobertura
- Espaço mínimo para acomodação dos equipamentos e realização da cobertura com no mínimo 2 x 2 metros
- Ponto de cobertura: ponto de rede (SPEED)
- 2 Cabos de conexão sendo 1 P2 x P2 e outro P2 x P10
- Tomadas 110 volts
- Cadeiras e mesas
Dinâmica
de Produção
- Não tumultue o espaço onde são produzidos os programas de rádio; no máximo 5 pessoas no ambiente
- Salve as entrevistas em pasta específicas criadas para este fim no computador
- Caso esteja realizando um programa ao vivo, não o corte bruscamente
- Não fique testando músicas ou qualquer outro tipo de áudio com volume alto
- Organize as músicas, as entrevistas e outros áudios em uma pasta especifica no computador
- Nunca deixe sozinho o espaço onde estão sendo realizados os trabalhos (no caso da Campus Party, os “stands” da parte térrea e da área dos “blogueiros”)
TÉCNICA
DE ENTREVISTAS
- Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite usar o “gerundismo” (ex: vou estar falando....vou estar pedindo.....).
- A simplicidade é condição essencial para uma boa entrevista. Lembre-se de que você está falando para todos os tipos de ouvintes todos, sem exceção, têm o direito de entender o que está sendo tratado, seja ele de caráter político, econômico, internacional ou educacional.
- Adote como norma a ordem direta (ex. O que o Senhor faz?... Como é o seu trabalho?), por ser aquela que conduz mais facilmente ouvinte à essência da notícia. Dispense os detalhes irrelevantes e vá diretamente ao que interessa, sem rodeios.
- Não comece uma pergunta com a mesma palavra seguidamente, nem use repetidamente a mesma estrutura de frase.
- O estilo radiofônico é um meio - termo entre linguagem literária e a falada. Por isso, evite a retórica (A retórica é a técnica - ou arte como preferem alguns - de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação) como a gíria (ex. mano.....caramba.......a chapa esquentou..), o jargão (jargão é uma expressão ou palavra comum para um ou alguns grupos profissionais. Ex., para os advogados "peticionar" significa o que os leigos conhecem por "entrar com a ação" ou "pedir para o juiz").
- Tenha sempre presente: o espaço hoje é preciso; o tempo do ouvinte, também. Não faça longas descrições e relate o fato no menor número possível de palavras. E proceda da mesma forma com elas: porque por usar veto a em vez de vetar, apenas?
- Em qualquer ocasião, prefira a palavra mais simples: votar é sempre melhor que sufragar; pretender é melhor que objetivar, intentar ou tencionar; voltar é sempre melhor que regressar ou retornar; tribunal é sempre melhor que corte; passageiro é melhor que usuário; eleição é sempre melhor que pleito; entrar é sempre melhor que ingressar.
PRODUÇÃO
DE PROGRAMAS DE RÁDIO AO VIVO
Divulgar
informações, promover a participação e a interação do público,
oferecer entretenimento musical, são alguns dos atrativos que a
produção de programas de rádio ao vivo oferece ao evento. Esta
atividade complementa o trabalho de cobertura jornalística, pois
proporciona espaço para divulgação. Os programas podem ser
transmitidos para o público participante do evento como também pela
Internet via WEB RÁDIO ou PODCAST. Para ambos trabalhos, é
necessário o trabalho em equipe, planejamento, organização,
responsabilidade e dinamismo. Diferente dos programas gravados que
podem ser editados antes de ir ao ar, os programas ao vivo são
construídos a partir das informações que chegam a todo o momento.
No entanto, é possível driblar o imprevisível com um bom
planejamento:
• Estude
o evento conhecendo o público-alvo, o tema que será discutido e
seus participantes (palestrantes, autoridades, instituições).
• Produza
pautas de programas sobre o tema e formule questões potenciais aos
entrevistados
• Prepare
vinhetas de abertura do programa de rádio.
• Organize
uma pasta com músicas em MP3, levando em conta o público que estará
no evento.
• Prepare
os computadores equipando-os com os softwares Audacity (Editor de
Áudio) e Zara Radio (Programador).
• Crie
uma pasta no computador em MEUS DOCUMENTOS para centralizar o
conteúdo que será utilizado nos programas de rádio. Separe por
sub-pastas, conteúdos como MÚSICAS, ENTREVISTAS EDITADAS,
ENTREVISTAS NÃO EDITADAS, VINHETAS, PAUTAS, INFORMAÇÕES SOBRE O
EVENTO.
• Realize
testes e regule os equipamentos que serão utilizados no evento.
• Faça
um relatório listando todos os equipamentos que serão levados.
• Procure
saber quem são os responsáveis pelo evento ou o contato que irá
acompanhar e coordenar o trabalho de cobertura. Se possível, tenha o
e-mail e o celular para no caso de imprevistos.
• Defina
uma equipe de comunicadores que ficará encarregado pela produção e
a pré-produção dos programas de rádio. A equipe deverá ter, no
mínimo, 3 pessoas e no máximo 5. Serão divididos nas funções :
Locutor Âncora, , Operador de Som (Sonoplasta), Redator, Repórter
entrevistador e Produtor.
Durante
o evento a organização será o carro-chefe para o sucesso dos
trabalhos. É preciso estar atendo às inserções de informações,
as participações de última hora, ao horário que será apresentado
algum quadro como Boletim Informativo , ao conteúdo de locução, a
programação musical que deverá proporcionar prazer ao ouvinte,
evitar buracos na programação e respeitar o limite de volume que
deverá estar em som ambiente.
A
responsabilidade da equipe é manter as atividades sempre ativas
durante o evento. Deve-se respeitar o código de conduta ética, não
hostilizar ou caluniar ninguém, respeitar o silêncio durante a
gravação de um programa ou quadro, articular-se com as equipes de
reportagem e de pré-produção, cuidar para o bom uso dos
equipamentos, ter cuidado com a linguagem evitando, ao máximo,
gírias e erros de leitura.
CUIDADOS
AO UTILIZAR O GRAVADOR DE REPORTAGEM
TESTES
INICIAIS
1.
Coloque uma fita para tocar e verifique se as pilhas estão
carregadas o suficiente. Para isto basta verificar se os indicadores
da cor vermelha que estão na frente do gravador estão todas acesas
ao tocar a pilha.
2.
Re-bobine a fita e ou coloque uma marcação do lado com um adesivo
com espaço para indicar as gravações (entrevista) realizadas.
3.
Antes de começar a gravar ZERE o conta-giros.
4.
Alguns gravadores têm teclas de velocidade de gravação. Coloque-as
na posição REC MODE 1 X e VAS (Voice Actived System) em OFF e
mantenha nesta posição
5.
Utilize preferencialmente fitas cassete do tipo FERRO
6.
Não utilize fitas já gravadas. Caso não seja possível, apague a
informação gravada apertando a tecla RECORD. Em seguida, será
possível reutilizá-la. A melhor fita para ser reutilizada é a do
tipo FERRO.
GRAVANDO
1.
Grave uma introdução informando a data, local e o motivo da
reportagem.
2.
Para gravar utilize a tecla RECORD e PLAY juntas. Verifique se o
gravador não esta em PAUSE
3.
Grave a entrevista numa distância de, no máximo, um palmo da sua
boca e do entrevistado; quando for uma entrevista com muitas pessoas
e numa coletiva coloque o gravador pelo menos a 1 metro do
entrevistado.
4.
Ao realizar a gravação, posicione o microfone do gravador na
direção da sua boca quando for falar e quando for a vez do
entrevistado. Cuidado para não colocar o dedo sobre o microfone do
gravador
5.
À medida que for realizada a entrevista, anote na fita a posição
inicial e final informada no conta-giros. Pode ser anotada na fita
como também em uma planilha que o repórter levará consigo. É
importante, anotar na fita pelo menos o nome do entrevistado, assunto
ou tipo da entrevista.
6.
Deixe um espaço de 10 segundos entre uma entrevista e outra.
7.
Nunca re-bobine a fita durante o trabalho.
8.
Ao final de cada gravação aperte a tecla STOP.
LEMBRETES
IMPORTANTES
- Inicie a gravação de outra reportagem deixando espaço
- Nunca fique voltando a fita para verificar se a gravação foi realizada
- Não coloque o gravador sobre aparelhos eletro-eletrônicos
- Ao finalizar a gravação, re-bobine a fita ou deixe no ponto para ser editada ou verificada
9.
Cuidado com a tecla PAUSE. Já houve quem realizasse entrevistas e no
final, percebeu que não tinha gravado nada. Portanto, procure
utilizar, preferencialmente, a tecla STOP.
10.
Finalizado a gravação, coloque a fita no compartimento para gravar
e informe o conteúdo da gravação na parte da frente deste
compartimento.
TRANFERINDO
A GRAVAÇÃO PARA O EDITOR DE AÚDIO (AUDACITY)
1.
Escolha o conteúdo que deseja transferir para o computador colocando
a fita cassete no ponto no gravador de reportagem
2.
Conecte o computador e o gravador com um cabo com plugs p2/p2.
3.
Encaixe uma das pontas no computador, na entrada do microfone,
indicada pela cor vermelha e a outra ponta na saída de PHONE,
indicada pela cor preta no gravador de reportagem.
4.
Entre no Audacity e escolha a opção MICROFONE.
5.
Importante: Regule o gravador para posição 2
6.
Verifique se o Microfone está ativo no computador, caso contrário,
ative nas configurações de microfones.
7.
Clique o em GRAVAR no Audacity e em seguida em PLAY no gravador.
8.
Finalizado a transferência do conteúdo da fita cassete, aperte
primeiro em STOP no gravador e depois no Audacity
9.
Salve o conteúdo transferido para o computador EXPORTANDO COMO WAVE,
em uma pasta específica, criada para colocar os projetos produzidos
no audacity.
10.
Edite o material utilizando os recursos do Audacity
EDITANDO
NO AUDACITY
1.
Para editar o conteúdo das entrevistas no Audacity basta utilizar a
ferramenta de seleção.
2.
Clique em tocar (play) e mantenha o cursor em PAUSE.
3.
Ao verificar erros ou trechos indesejados clique em PAUSE.
4.
Utilize a ferramenta de seleção.
5.
Posicione no trecho que deseja retirar o áudio desnecessário.
6.
Selecione o trecho que deseja retirar.
7.
Clique em TOCAR no Audacity para ouvir o trecho selecionado.
8.
Caso haja trechos que você deseja manter, arraste o trecho
selecionado até retirar da seleção que deverá ficar no projeto.
9.
Clique em DELETE (apagar) para apagar o trecho indesejado.
RETIRANDO
RUÍDOS
1.
Após a edição selecione todo conteúdo.
2.
Clique na tecla EFEITO.
3.
Selecione REMOVER RUÍDO.
4.
Posicione a chave para MENOS.
5.
Clique em APLICAR.
SALVAR
1.
Pode-se salvar em MP3 ou WAVE , basta clicar em arquivo.
2.
Selecione a opção EXPORTAR WAVE OU MP3 .
3.
Indique o local onde será gravado o conteúdo.
Autorização de Uso de Imagem, Som de Voz, Nome e Dados Biográficos em Obras de Preservação Histórica
Autorização de Uso de Imagem, Som de Voz, Nome e Dados Biográficos em Obras de Preservação Histórica
Eu, abaixo assinado e identificado, autorizo o uso de minha imagem, som da minha voz, nome e dados biográficos por mim revelados em depoimento pessoal concedido e, além de todo e qualquer material entre fotos e documentos por mim apresentados, para compor obras diversas de preservação histórica que venha a ser planejadas, criadas e/ou produzidas por (NOME DA ESCOLA), com sede (ENDEREÇO DA ESCOLA), sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou para formação de acervo histórico.
A presente autorização abrange os usos acima indicados tanto em mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, entre outros) como também em mídia eletrônica (programas de rádio, podcasts, vídeos e filmes para televisão aberta e/ou fechada, documentários para cinema ou televisão, entre outros), Internet, Banco de Dados Informatizado Multimídia, “home video”, DVD (“digital video disc”), suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica de pesquisas e relatórios para arquivamento e formação de acervo histórico, sem qualquer ônus a (NOME DA ESCOLA) ou terceiros por essa expressamente autorizados, que poderão utilizá-los em todo e qualquer projeto e/ou obra de natureza sócio-cultural voltada a preservação da memória histórica, em todo território nacional e no exterior.
As
obras que utilizarem as imagens, sons, nomes e dados biográficos
objetos da presente Autorização, poderão ser disponibilizadas, a
exclusivo critério de (NOME DA ESCOLA), através da licença
Creative
Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma
licença 2.5 Brasil,
ficando certo que o presente documento autoriza essa forma de
licenciamento.
Por
esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso
acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de
direitos conexos a minha imagem ou som de voz, ou a qualquer outro, e
assino a presente autorização.
__________________, ____ de __________ de 2012.
___________________________________________
Assinatura
Nome:
|
Endereço:
|
Cidade:
|
MATERIAL
PRODUZIDO POR
Carlos
Alberto Mendes de Lima
Rita
de Cassia Anibal
Participação
Maria
Inês de Lara Pereira (Estagiária)
São
Paulo, 31 de janeiro
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