Rotina dos trabalhos em coberturas de eventos




Preparação
  • Estudar o evento:
  • Entre em sites, solicite informações da organização do evento.
  • Informe-se quanto aos participantes.
  • Prepare as questões.
  • Divida tarefas.
Durante O Evento
  • Chegar com 1 hora de antecedência.
  • Dividir as equipes e orientar quanto à conduta no evento.
  • Para eventos com longa duração, marcar retorno no ponto de encontro de ½ em ½ hora
  • Nunca comece a entrevistar alguém sem pedir permissão a ela. Peça licença, informe de onde é, faça o pedido ao entrevistado citando o conteúdo da entrevista e onde será veiculada. Informe de maneira objetiva. Seja educado. Bons modos fazem parte da conduta de um bom comunicador.
  • Evite tietagem. Peça com educação, mas lembre-se que o seu papel prioritário é colher informações importantes dos entrevistados.
  • Antes de iniciar a entrevista, procure se preparar o máximo possível quanto ao assunto e procure saber um pouco sobre o entrevistado.
  • Leia as questões da entrevista várias vezes para não gaguejar no momento em que estiver gravando.
  • No final da entrevista, peça algum contato do entrevistado.
  • Agradeça sempre, ao final de cada entrevista.
  • Nunca ande sem a identificação oferecida pela coordenação do evento.
  • Não fique andando de um lugar para outro nos espaços do evento e nunca fique sozinho.
  • Não troque seu e-mail com qualquer adulto desconhecido ao não ser que esteja acompanhado de um adulto.
  • Cuide bem dos equipamentos que estão em seu poder, evite deixá-los longe de seus olhos. Não empreste, a não ser que você conheça a pessoa.
  • Não atrase os horários estabelecidos no ponto de encontro, principalmente no horário do lanche e de saída do evento.
  • Não entre em locais onde é proibida a entrada.
  • Tenha sempre em mente o nome do professor acompanhante, do coordenador da cobertura e o local do ponto de encontro.
  • Não grave ou tire fotos sem a prévia autorização.
  • Deixe o celular em Vibra-Call quando estiver realizando uma entrevista.
  • Cada equipe deve permanecer no local determinado; nunca todas juntas.

Necessidades Legais
  • Autorização dos pais
  • Autorização de imagem e som
Recursos
  • Gravadores de reportagem
  • Computador
  • Identificação
Infra- estrutura para cobertura

  • Espaço mínimo para acomodação dos equipamentos e realização da cobertura com no mínimo 2 x 2 metros
  • Ponto de cobertura: ponto de rede (SPEED)
  • 2 Cabos de conexão sendo 1 P2 x P2 e outro P2 x P10
  • Tomadas 110 volts
  • Cadeiras e mesas

Dinâmica de Produção

  • Não tumultue o espaço onde são produzidos os programas de rádio; no máximo 5 pessoas no ambiente
  • Salve as entrevistas em pasta específicas criadas para este fim no computador
  • Caso esteja realizando um programa ao vivo, não o corte bruscamente
  • Não fique testando músicas ou qualquer outro tipo de áudio com volume alto
  • Organize as músicas, as entrevistas e outros áudios em uma pasta especifica no computador
  • Nunca deixe sozinho o espaço onde estão sendo realizados os trabalhos (no caso da Campus Party, os “stands” da parte térrea e da área dos “blogueiros”)

TÉCNICA DE ENTREVISTAS

  1. Seja claro, preciso, direto, objetivo e conciso. Use frases curtas e evite usar o “gerundismo” (ex: vou estar falando....vou estar pedindo.....).
  2. A simplicidade é condição essencial para uma boa entrevista. Lembre-se de que você está falando para todos os tipos de ouvintes todos, sem exceção, têm o direito de entender o que está sendo tratado, seja ele de caráter político, econômico, internacional ou educacional.
  3. Adote como norma a ordem direta (ex. O que o Senhor faz?... Como é o seu trabalho?), por ser aquela que conduz mais facilmente ouvinte à essência da notícia. Dispense os detalhes irrelevantes e vá diretamente ao que interessa, sem rodeios.
  4. Não comece uma pergunta com a mesma palavra seguidamente, nem use repetidamente a mesma estrutura de frase.
  5. O estilo radiofônico é um meio - termo entre linguagem literária e a falada. Por isso, evite a retórica (A retórica é a técnica - ou arte como preferem alguns - de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação) como a gíria (ex. mano.....caramba.......a chapa esquentou..), o jargão (jargão é uma expressão ou palavra comum para um ou alguns grupos profissionais. Ex., para os advogados "peticionar" significa o que os leigos conhecem por "entrar com a ação" ou "pedir para o juiz").
  6. Tenha sempre presente: o espaço hoje é preciso; o tempo do ouvinte, também. Não faça longas descrições e relate o fato no menor número possível de palavras. E proceda da mesma forma com elas: porque por usar veto a em vez de vetar, apenas?
  7. Em qualquer ocasião, prefira a palavra mais simples: votar é sempre melhor que sufragar; pretender é melhor que objetivar, intentar ou tencionar; voltar é sempre melhor que regressar ou retornar; tribunal é sempre melhor que corte; passageiro é melhor que usuário; eleição é sempre melhor que pleito; entrar é sempre melhor que ingressar.


PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE RÁDIO AO VIVO

Divulgar informações, promover a participação e a interação do público, oferecer entretenimento musical, são alguns dos atrativos que a produção de programas de rádio ao vivo oferece ao evento. Esta atividade complementa o trabalho de cobertura jornalística, pois proporciona espaço para divulgação. Os programas podem ser transmitidos para o público participante do evento como também pela Internet via WEB RÁDIO ou PODCAST. Para ambos trabalhos, é necessário o trabalho em equipe, planejamento, organização, responsabilidade e dinamismo. Diferente dos programas gravados que podem ser editados antes de ir ao ar, os programas ao vivo são construídos a partir das informações que chegam a todo o momento. No entanto, é possível driblar o imprevisível com um bom planejamento:

Estude o evento conhecendo o público-alvo, o tema que será discutido e seus participantes (palestrantes, autoridades, instituições).
Produza pautas de programas sobre o tema e formule questões potenciais aos entrevistados
Prepare vinhetas de abertura do programa de rádio.
Organize uma pasta com músicas em MP3, levando em conta o público que estará no evento.
Prepare os computadores equipando-os com os softwares Audacity (Editor de Áudio) e Zara Radio (Programador).
Crie uma pasta no computador em MEUS DOCUMENTOS para centralizar o conteúdo que será utilizado nos programas de rádio. Separe por sub-pastas, conteúdos como MÚSICAS, ENTREVISTAS EDITADAS, ENTREVISTAS NÃO EDITADAS, VINHETAS, PAUTAS, INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO.
Realize testes e regule os equipamentos que serão utilizados no evento.
Faça um relatório listando todos os equipamentos que serão levados.
Procure saber quem são os responsáveis pelo evento ou o contato que irá acompanhar e coordenar o trabalho de cobertura. Se possível, tenha o e-mail e o celular para no caso de imprevistos.
Defina uma equipe de comunicadores que ficará encarregado pela produção e a pré-produção dos programas de rádio. A equipe deverá ter, no mínimo, 3 pessoas e no máximo 5. Serão divididos nas funções : Locutor Âncora, , Operador de Som (Sonoplasta), Redator, Repórter entrevistador e Produtor.

Durante o evento a organização será o carro-chefe para o sucesso dos trabalhos. É preciso estar atendo às inserções de informações, as participações de última hora, ao horário que será apresentado algum quadro como Boletim Informativo , ao conteúdo de locução, a programação musical que deverá proporcionar prazer ao ouvinte, evitar buracos na programação e respeitar o limite de volume que deverá estar em som ambiente.
A responsabilidade da equipe é manter as atividades sempre ativas durante o evento. Deve-se respeitar o código de conduta ética, não hostilizar ou caluniar ninguém, respeitar o silêncio durante a gravação de um programa ou quadro, articular-se com as equipes de reportagem e de pré-produção, cuidar para o bom uso dos equipamentos, ter cuidado com a linguagem evitando, ao máximo, gírias e erros de leitura.

CUIDADOS AO UTILIZAR O GRAVADOR DE REPORTAGEM

TESTES INICIAIS

1. Coloque uma fita para tocar e verifique se as pilhas estão carregadas o suficiente. Para isto basta verificar se os indicadores da cor vermelha que estão na frente do gravador estão todas acesas ao tocar a pilha.

2. Re-bobine a fita e ou coloque uma marcação do lado com um adesivo com espaço para indicar as gravações (entrevista) realizadas.

3. Antes de começar a gravar ZERE o conta-giros.

4. Alguns gravadores têm teclas de velocidade de gravação. Coloque-as na posição REC MODE 1 X e VAS (Voice Actived System) em OFF e mantenha nesta posição

5. Utilize preferencialmente fitas cassete do tipo FERRO

6. Não utilize fitas já gravadas. Caso não seja possível, apague a informação gravada apertando a tecla RECORD. Em seguida, será possível reutilizá-la. A melhor fita para ser reutilizada é a do tipo FERRO.


GRAVANDO

1. Grave uma introdução informando a data, local e o motivo da reportagem.
2. Para gravar utilize a tecla RECORD e PLAY juntas. Verifique se o gravador não esta em PAUSE
3. Grave a entrevista numa distância de, no máximo, um palmo da sua boca e do entrevistado; quando for uma entrevista com muitas pessoas e numa coletiva coloque o gravador pelo menos a 1 metro do entrevistado.
4. Ao realizar a gravação, posicione o microfone do gravador na direção da sua boca quando for falar e quando for a vez do entrevistado. Cuidado para não colocar o dedo sobre o microfone do gravador
5. À medida que for realizada a entrevista, anote na fita a posição inicial e final informada no conta-giros. Pode ser anotada na fita como também em uma planilha que o repórter levará consigo. É importante, anotar na fita pelo menos o nome do entrevistado, assunto ou tipo da entrevista.
6. Deixe um espaço de 10 segundos entre uma entrevista e outra.
7. Nunca re-bobine a fita durante o trabalho.
8. Ao final de cada gravação aperte a tecla STOP.

LEMBRETES IMPORTANTES

  • Inicie a gravação de outra reportagem deixando espaço
  • Nunca fique voltando a fita para verificar se a gravação foi realizada
  • Não coloque o gravador sobre aparelhos eletro-eletrônicos
  • Ao finalizar a gravação, re-bobine a fita ou deixe no ponto para ser editada ou verificada

9. Cuidado com a tecla PAUSE. Já houve quem realizasse entrevistas e no final, percebeu que não tinha gravado nada. Portanto, procure utilizar, preferencialmente, a tecla STOP.
10. Finalizado a gravação, coloque a fita no compartimento para gravar e informe o conteúdo da gravação na parte da frente deste compartimento.

TRANFERINDO A GRAVAÇÃO PARA O EDITOR DE AÚDIO (AUDACITY)

1. Escolha o conteúdo que deseja transferir para o computador colocando a fita cassete no ponto no gravador de reportagem
2. Conecte o computador e o gravador com um cabo com plugs p2/p2.
3. Encaixe uma das pontas no computador, na entrada do microfone, indicada pela cor vermelha e a outra ponta na saída de PHONE, indicada pela cor preta no gravador de reportagem.
4. Entre no Audacity e escolha a opção MICROFONE.
5. Importante: Regule o gravador para posição 2
6. Verifique se o Microfone está ativo no computador, caso contrário, ative nas configurações de microfones.
7. Clique o em GRAVAR no Audacity e em seguida em PLAY no gravador.
8. Finalizado a transferência do conteúdo da fita cassete, aperte primeiro em STOP no gravador e depois no Audacity
9. Salve o conteúdo transferido para o computador EXPORTANDO COMO WAVE, em uma pasta específica, criada para colocar os projetos produzidos no audacity.
10. Edite o material utilizando os recursos do Audacity

EDITANDO NO AUDACITY

1. Para editar o conteúdo das entrevistas no Audacity basta utilizar a ferramenta de seleção.
2. Clique em tocar (play) e mantenha o cursor em PAUSE.
3. Ao verificar erros ou trechos indesejados clique em PAUSE.
4. Utilize a ferramenta de seleção.
5. Posicione no trecho que deseja retirar o áudio desnecessário.
6. Selecione o trecho que deseja retirar.
7. Clique em TOCAR no Audacity para ouvir o trecho selecionado.
8. Caso haja trechos que você deseja manter, arraste o trecho selecionado até retirar da seleção que deverá ficar no projeto.
9. Clique em DELETE (apagar) para apagar o trecho indesejado.

RETIRANDO RUÍDOS
1. Após a edição selecione todo conteúdo.
2. Clique na tecla EFEITO.
3. Selecione REMOVER RUÍDO.
4. Posicione a chave para MENOS.
5. Clique em APLICAR.

SALVAR
1. Pode-se salvar em MP3 ou WAVE , basta clicar em arquivo.
2. Selecione a opção EXPORTAR WAVE OU MP3 .
3. Indique o local onde será gravado o conteúdo. 


Autorização de Uso de Imagem, Som de Voz, Nome e Dados Biográficos em Obras de Preservação Histórica


Eu, abaixo assinado e identificado, autorizo o uso de minha imagem, som da minha voz, nome e dados biográficos por mim revelados em depoimento pessoal concedido e, além de todo e qualquer material entre fotos e documentos por mim apresentados, para compor obras diversas de preservação histórica que venha a ser planejadas, criadas e/ou produzidas por (NOME DA ESCOLA), com sede (ENDEREÇO DA ESCOLA), sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou para formação de acervo histórico.
A presente autorização abrange os usos acima indicados tanto em mídia impressa (livros, catálogos, revista, jornal, entre outros) como também em mídia eletrônica (programas de rádio, podcasts, vídeos e filmes para televisão aberta e/ou fechada, documentários para cinema ou televisão, entre outros), Internet, Banco de Dados Informatizado Multimídia, “home video”, DVD (“digital video disc”), suportes de computação gráfica em geral e/ou divulgação científica de pesquisas e relatórios para arquivamento e formação de acervo histórico, sem qualquer ônus a (NOME DA ESCOLA) ou terceiros por essa expressamente autorizados, que poderão utilizá-los em todo e qualquer projeto e/ou obra de natureza sócio-cultural voltada a preservação da memória histórica, em todo território nacional e no exterior.
As obras que utilizarem as imagens, sons, nomes e dados biográficos objetos da presente Autorização, poderão ser disponibilizadas, a exclusivo critério de (NOME DA ESCOLA), através da licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil, ficando certo que o presente documento autoriza essa forma de licenciamento.
Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos a minha imagem ou som de voz, ou a qualquer outro, e assino a presente autorização.


__________________, ____ de __________ de 2012.



___________________________________________

Assinatura



Nome:
Endereço:
Cidade:






MATERIAL PRODUZIDO POR
Carlos Alberto Mendes de Lima
Rita de Cassia Anibal

Participação

Maria Inês de Lara Pereira (Estagiária)

São Paulo, 31 de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário