Temas do Fórum

O que esperar da Rio+20?

Marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro, a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável já vem provocando encontros de especialistas, ONGs e representantes da sociedade, desde o ano passado. De forma geral, espera-se que as decisões tomadas por lá sejam mais que um balanço dos últimos 20 anos que a separam da Rio 92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21, e também nas Convenções sobre Clima e Diversidade Biológica. Veja o que dizem os especialistas



Mídia Social servirá de canal para participação jovem na Rio+20

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais
Por Mônica Villela Grayley - Rádio ONU


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, informou que jovens e crianças terão uma participação especial na realização da Rio + 20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro. De acordo com o Pnuma, representantes jovens de mais de 100 países, reunidos na semana passada, na Conferência Internacional Tunza, realizada na Indonésia, formularam propostas sobre desenvolvimento sustentável que serão entregues a líderes de todo o mundo na Rio + 20.
O Pnuma está apostando em plataformas de mídia social para continuar mobilizando jovens para o evento, que deve receber dezenas de milhares de pessoas no Rio de Janeiro. No topo da lista de propostas está o futuro da economia verde. Os participantes da conferência Tunza também demonstraram preocupação com a criação de empregos. O assessor do prefeito carioca Eduardo Paes para a coordenação da Rio + 20, Rodrigo Rosa, falou à Rádio ONU sobre a importância do tema para o evento e para a cidade.
“A decisão da ONU de privilegiar este tema coloca o desafio para a Prefeitura e para a sociedade carioca também como um problema que a gente tem que enfrentar no dia-a-dia. Apresentar soluções para este desafio de um desenvolvimento com menor impacto e inclusivo, envolvendo todas as camadas sociais com redução da desigualdadade, este sim é o grande problema e a grande resposta que todos nós vamos buscar na Rio + 20.”
De acordo com a declaração final da Conferência Tunza, “as tendências e a ciência mostram que não é mais possível esperar uma outra geração para agir.” Uma das participantes, a indonésia Adeline Tiffanie Suwana, de 14 anos, disse que “as crianças podem plantar árvores e limpar rios e praias, mas elas não têm poder de impedir que empresas poluam os rios.”
Um participante brasileiro, Daniel Isfer Zardo, de 24 anos, morador de Curitiba, disse que os empregos verdes devem fazer parte do centro dos debates da Rio + 20. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho quase 40% dos desempregados no mundo têm entre 15 e 24 anos. Atualmente, 80 mihões de pessoas estão fora do mercado de trabalho.
 
Rádio ONU, parceira da EcoAgência

Metas do Fórum da Água serão levadas para Rio+20

O Fórum Mundial da Água aconteceu neste mês em Marselha, França, onde surgiu a ideia de levar um documento para a Rio+20, conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho no Brasil. O tema "Água" havia praticamente ficado de fora do rascunho da Rio+20, de onde partem as discussões."


Nenhum comentário:

Postar um comentário